Coordenador : Daniel Pereira Rosa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390164.2199.348078.24022023
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto tem como público alvo os alunos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Busca-se também oferecer oportunidades de formação continuada ou atualização para docentes das redes públicas bem como apresentar as etapas da carreira de professor de geografia também para alunos do ensino médio interessados nesta graduação.
Local de atuação: Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Objetivo
Apresentar as diversas trajetórias dos professores de Geografia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro através da organização de uma página virtual que contenha dados, imagens, entrevistas e textos. • Aproximar e reaproximar professores de Geografia das discussões, debates e reflexões produzidos na universidade Criar materiais textuais e visuais que sirvam de apoio para as disciplinas Práticas Educativas I, II, III e IV • Identificar as formas de contratação do trabalho docente presentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro • Divulgar a Licenciatura em Geografia para a Comunidade externa. • Promover a possibilidade de formação continuada para os professores da rede básica de ensino que demandam momentos de troca com a universidade. • Identificar as diferenças de cargos e salários entre os municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. • Fornecer referências para uma reflexão crítica sobre a espacialidade das escolas na região metropolitana do Rio de Janeiro. • Promover a familiarização dos graduandos com questões do mundo do trabalho que envolvem a profissão docente • Realizar levantamento sobre o potencial de empregabilidade docente do professor de Geografia nas unidades escolares da esfera municipal, estadual e federal nos municípios da Região Metropolitana. • Criar oportunidades de diálogo e troca de saberes entre professores das redes ( municipal, estadual e federal) de ensino na região metropolitana do Rio de Janeiro e os alunos da licenciatura em Geografia da UFF. • Criar um espaço de acolhida e escuta ativa para os professores de Geografia do ensino básico. • Ampliar a compreensão sobre a heterogeneidade das redes de ensino em escala metropolitana. • Ampliar o contato da universidade com a comunidade externa. • Fomentar a divulgação dos produtos gerados na Universidade.
Resumo
O projeto de extensão tem como foco estender a formação dos licenciandos em Geografia permitindo que estes possam ampliar sua compreensão sobre o trabalho docente, apresentando questões e reflexões sobre o cotidiano da profissão, sua inserção no mundo do trabalho e a relação com políticas públicas e com sua prática cotidiana. Espera-se também a geração de impactos na comunidade externa, seja oportunizando que professores das redes pública e privada do ensino fundamental tenham um canal de acolhimento de suas questões laborais pela universidade além de atingir estudantes do ensino médio da área delimitada do projeto que para que possam conhecer o curso de licenciatura em Geografia da UFF e o trabalho dos professores. Faz-se necessário organizar momentos de mediação dos alunos de licenciatura com profissionais em diferentes estágios da carreira docente, de modo que os professores em exercício através de suas trajetórias contribuam para o entendimento das questões ligadas ao profissional-professor. Assim, espera-se que para além das questões pedagógicas, o contato com docentes de diferentes perfis fomente reflexões sobre a docência como categoria laboral. As desigualdades inerentes aos diferentes estágios na carreira, a diversidade de níveis de renda dentro desta categoria bem como o primeiro emprego, planos de carreira, direitos trabalhistas e o impacto da espacialidade no planejamento e fazer pedagógico cotidiano são questões que contribuem para a formação do futuro professor na medida em que se permite que os alunos entrem em contato com os diversos momentos da carreira docente